O Programa de Extensão da Faculdade Egas Moniz – FEM – cumpre papel estratégico no que diz respeito ao relacionamento da IES com a comunidade.

Sua visão e prática integradora visa o exercício ativo e sistemático com os diversos segmentos a que a Faculdade Egas Moniz – FEM deve servir, enquanto ente educacional.

Alunos(as), professores(as), corpo técnico-administrativo, prestadores de serviço, direção e mantenedores(as) formarão um time de colaboradores e parceiros na melhoria das condições de vida pessoal, profissional e mercadológica da comunidade, a partir de ações, eventos e atividades través das quais a Faculdade Egas Moniz – FEM possa, sistematicamente, compartilhar todos os saberes por ela produzidos com a comunidade.

Para tanto, todos estes agentes estarão imbuídos de um espírito de integração e compartilhamento para com a comunidade, buscando incorporar a esta relação um efetivo grau de colaboração mútua para que todos possam crescer em suas demandas de desenvolvimento e melhorias materiais e imateriais.

Nesse sentido, a Faculdade Egas Moniz – FEM – deverá desenvolver e apoiar programas que viabilizem um relacionamento contributivo com a comunidade, no sentido de compartilhar com a mesma os conhecimentos e as práticas científicas que possam otimizar a qualidade de vida da comunidade vizinha e alhures.

Nesse sentido, a Faculdade Egas Moniz – FEM deverá, igualmente, apoiar programas que viabilizam a educação como apoio às comunidades carentes.

Ainda nesta área social, o Projeto de Ação Voluntária, com a missão de desenvolver ações de solidariedade e estimular a responsabilidade social através do voluntariado entre os alunos e funcionários da instituição.

Estão previstas ainda, atividades culturais, semana de mini-cursos, aulas de informática, idiomas, artes plásticas, dança, palestras educativas e atividades recreativas e esportivas.

Estes programas de extensão preveem atividades e eventos, no sentido de solidificar o sentimento de afeto e solidariedade na comunidade, tornando nossos alunos e funcionários cidadãos ativos na vida social, através da qualificação da comunidade para suas vivências pessoais, profissionais e mercadológicas.

Os projetos de qualificação, articulação e geração de renda organizados pela comunidade acadêmica serão selecionados pelo Conselho Superior – CONSUP, que avaliará e definirá as prioridades, em consonância com os princípios e objetivos da IES, fundamentados em valores da civilização e dos referenciais cristãos, como a paz, a justiça, a democracia a solidariedade, o respeito à diversidade e aos direitos humanos, de todo cidadão e cidadã.

Desse modo, serão ofertadas e fomentadas as seguintes ações:

PROGRAMAS

Estratégias articuladas e institucionais de caráter orgânico, a serem desenvolvidas e fomentadas junto à comunidade, com objetivos comuns e colaborativos a serem implantados a médio e longo prazo.

PROJETOS

Atividades e ações processuais de cunho social, cultural, científico, esportivo e tecnológico, com prazos e objetivos específicos e determinados.

CURSOS

Atividade pedagógica articulada no sentido de prover a comunidade quanto à aquisição de conhecimentos teóricos e práticos para a consecução de objetivos determinados, com carga horária mínima (8 horas) e critérios específicos de avaliação.

EVENTOS

Atividades com fins lúdicos, recreativos, educacionais, científicos, e outros que demandem apresentação e/ou exibição pública livre ou com audiência segmentada e específica, de natureza artística, esportiva, cultural, científica e/ou tecnológica.

Entre outros projetos, as atividades de extensão da Faculdade Egas Moniz – FEM contempla a mobilização da comunidade acadêmica e a articulação com diversos parceiros da sociedade civil organizada para contribuir com os desenvolvimentos educacionais, sociais e culturais das comunidades menos favorecidas do estado de Pernambuco.

Ao mesmo tempo, proporcionar a conscientização e a politização dos estudantes através da vivência de múltiplas realidades e da troca de saberes com as diferentes comunidades.

Em linhas gerais, as ações terão o objetivo de:

Contribuir para o estudo científico dos problemas apresentados a partir de uma abordagem multidisciplinar, pondo ao alcance das comunidades capacitações, consultorias, cursos, palestras, debates e serviços;

Exercer ações de integração comunitária, desenvolvendo atividades ético-sociais, valorizando os ideais, da cultura e da humanidade; Realizar pesquisas de qualquer natureza visando estimular atividades criadoras e socializar seus benefícios, mediante cursos e serviços prestados à comunidade;

Prestar serviços relacionados aos cursos da Faculdade Egas Moniz – FEM, possibilitando a participação dos professores e estudantes em ações práticas relacionadas à sua área de atuação profissional; Estabelecer uma rede de parcerias com organizações governamentais, não-governamentais e privadas, visando à oferta de oportunidades para a população de baixa renda de Pernambuco, em especial da Cidade do Recife;

Firmar parcerias com instituições de apoio a portadores de deficiências, disponibilizando infraestrutura e recursos humanos, além de colaborar com a realização de cursos, palestras, debates, etc;

Realizar campanhas de sensibilização social visando conscientizar a sociedade para temas de interesse coletivo; Realizar pesquisas visando ao resgate histórico da memória local e nacional, valorizando e divulgando a arte, a cultura e a história do Estado e da cidade do Recife.

Integração do educando à comunidade social, por meio de programas e ações de iniciação científica, extensão e estágio profissional, em parceria com organizações, empresas e instituições governamentais ou particulares de Pernambuco;

Convênios interinstitucionais para viabilizar a troca de experiências e de informações entre a comunidade acadêmica da Faculdade Egas Moniz – FEM, a comunidade local e regional e organizações brasileiras e estrangeiras.